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Janeiro de 2023 – Em dezembro de 2022, o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) mostra que a média da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas brasileiras apresentou retração de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação direta com novembro de 2022, o índice mostra aumento de 3,5%, indicando a sazonalidade mais positiva dos negócios no período.
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, e é feito com base no monitoramento de 692 atividades econômicas, que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Figura 1: IODE-PMEs
(Número índice – base: média 2019=100)
Fonte: IODE-PMEs (Omie)
Com o resultado de dezembro, o IODE-PMEs indica que a média da movimentação financeira real das PMEs no país avançou 0,5% no quarto trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que, com o efeito do aperto monetário em curso no Brasil – o que encarece a tomada de crédito e prejudica a evolução do consumo –, observou-se uma desaceleração da movimentação financeira média do setor nos últimos meses do ano, sobretudo em Serviços. “Apesar do contexto desafiador, as pequenas e médias empresas encerram o ano com avanço de 1,9% frente ao registrado em 2021, quando o mercado voltou a crescer após o controle maior da covid-19”.
Segundo as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o tímido crescimento do índice no quarto trimestre foi condicionado, principalmente, pelo avanço da movimentação financeira real nos setores de Infraestrutura (+4,9%) e Comércio (+3,8%), ambos na comparação com o quarto trimestre de 2021. Nos demais setores houve retração no período.
“Pela ótica mensal, observamos com atenção o recuo do Comércio (-1,8%), uma vez que outros indicadores de atividade do setor (como a PMC-IBGE) já vinham dando sinais de desaceleração. No que tange às PMEs, esse efeito foi postergado e começou a ser percebido mais claramente no último trimestre do ano”, explica Beraldi. Apesar do resultado negativo do setor como um todo, ainda é possível observar a influência positiva das vendas de Natal sobre algumas atividades no varejo, como “Brinquedos e artigos recreativos”, “Artigos de cama, mesa e banho” e “Calçados”.
Figura 2: Top-3 segmentos do comércio varejista
(Comparação anual – dez/22 x dez/21)
Já nos Serviços, apesar da queda de 7,3% em dezembro, é possível encontrar segmentos com bom desempenho no período recente. É o caso das ‘Atividades de Serviços Financeiros’, ‘Atividades Jurídicas, de Contabilidade e Auditoria’ e ‘Atividades de prestação de serviços da informação’.
Segundo o especialista, o resultado agregado do desempenho econômico das PMEs brasileiras no quatro trimestre de 2022 chama atenção ao evidenciar os efeitos do ambiente macroeconômico desafiador sobre o setor. “Ainda é cedo para antecipar que o movimento se configure como uma tendência no decorrer de 2023, já que a manutenção dos auxílios de renda tende a sustentar o consumo das famílias no curto prazo”, diz Beraldi. “O principal risco para este ano seria uma eventual aceleração da inflação, que tende a corroer o poder de compra das famílias e retardar a inversão da taxa básica de juros da economia brasileira.”
Sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs)
Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 115 mil clientes, cobrindo 692 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística. Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.
Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de destravar o crescimento de todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de PMEs, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 25 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 115 mil clientes, mais de 1500 colaboradores e mais de 130 unidades de franquias no país.
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Atualizado em: 27/12/2024 03:23 |