Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
A evolução da tecnologia, em especial da internet, afetam a maneira como as pessoas se relacionam, a forma como elas consomem produtos e serviços e até mesmo trazem mudanças significativas na vida profissional. O mercado de trabalho se adapta as novas realidades e usa o que a internet tem de melhor a seu favor. “O uso da rede mundial de computadores pelas empresas pode ter vários objetivos. Os principais são facilitar os processos de recrutamento e seleção e construir uma imagem positiva e transparente das organizações”, afirma a analista de recursos humanos da Global Network Mônica Veridiano.
Na gestão de pessoas a internet possui um papel duplo: funciona como vitrine de talentos e serve como uma ferramenta de divulgação da empresa. “Os profissionais de recursos humanos aproveitam plataformas como as redes sociais para captar profissionais talentosos e qualificados, que podem ou não ser das empresas concorrentes. Isto torna o processo mais barato, assertivo e rápido, já que é possível entrar em contato diretamente com o profissional desejado”, explica.
O Orkut, o Linkedin, o Facebook, as comunidades virtuais, fóruns de discussão, são apenas alguns dos espaços virtuais dos quais é possível tirar muito proveito. “Os selecionadores podem alcançar o público-alvo desejado, divulgar vagas, solicitar currículos e ter acessos a informações que muitas vezes não ficam claras durante os processos seletivos convencionais. Todo este conhecimento contribui para um mapeamento mais realista do mercado”, ressalta a especialista.
Por outro lado, as empresas podem se expor de modo a atrair – e ao mesmo tempo – afastar candidatos. Permitir o acesso a cultura organizacional, as políticas salariais, as condições de trabalho e aos benefícios que a organização pode oferecer aos seus colaboradores é uma maneira interessante de aproximar talentos. “Assim somente quem realmente tem interesse em trabalhar na organização irá se candidatar, evitando desperdício de tempo”, observa.
A imagem que a empresa possui na internet também é importante. Atuais colaboradores, ex-funcionários e o mercado no qual ela atua podem elevar positivamente a imagem ou denegri-la. “Tudo depende de como a organização se relaciona com estes públicos. Seja dentro ou fora da internet, valores como respeito, ética e transparência são primordiais, especialmente em tempos que esconder pontos negativos é praticamente impossível”, acrescenta.
Global Network
Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.045 | 6.047 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2256 | 6.2336 |
Atualizado em: 16/01/2025 13:53 |