Período: Outubro/2024 | ||||||
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Vanderlei é vendedor.
Começou sua carreira na área administrativa da empresa, mas, tão logo terminou a faculdade, tratou de aproveitar uma oportunidade na área comercial.
Desde o início, Vanderlei sempre foi tido como um profissional que possui um perfil muito adequado para a sua função.
Além de ser um bom comunicador, é simpático e possui uma qualidade que falta a muitos vendedores: a organização.
E existe algo ainda de muito positivo: como “cresceu na empresa” conhece bastante o portfolio de produtos e serviços da companhia.
Mas, atualmente, Vanderlei não tem tido muito bons resultados…
A verdade é que o cenário mudou.
Com a chegada de novos “players” no mercado, a empresa precisou mudar também o seu posicionamento e, com isso, o processo de vendas também mudou.
Diante dos concorrentes cada vez mais ágeis, a empresa do Vanderlei precisou ampliar muito a sua capacidade de customização, especialmente quando a venda envolve serviços.
Antes, era manter uma boa relação com os clientes e tirar pedido. Hoje, não.
A venda é muito mais técnica e isso exige um perfil muito mais consultivo dos vendedores.
Na empresa do Vanderlei, os vendedores que eram muito bons na “arte de falar” precisaram aprender a “arte de ouvir”.
No último treinamento da área comercial, Volnei, o diretor, foi enfático: “Na reunião com o cliente, vocês não devem chegar discursando sobre os benefícios de nossos produtos. Primeiro, ouçam atentamente o que os clientes precisam. Abram todos os seus canais de percepção para sentir as necessidades dos clientes”.
“Já não basta que o vendedor seja simpático, ele precisa ser empático, isto é conseguir se colocar no lugar do cliente, sentir as suas dores e depois trazer as soluções que vão aliviar essas dores”, finalizou Volnei.
As palavras do diretor provocaram a equipe de vendas. Todos perceberam que o mundo das vendas estava diferente e que se adaptar a esse novo cenário seria uma questão de sobrevivência.
Vanderlei é um cara determinado e sabe que precisa mudar sua abordagem.
Percebeu que precisava falar menos e ouvir mais. Que precisava aprender a ser mais investigativo na venda. Que precisava aprender a fazer as perguntas certas para descobrir o foco do cliente.
Vanderlei está disposto e vai mudar.
Mas tudo isso – a redução de suas vendas, as palavras de Volnei e a necessidade imediata de mudar – acabou por mexer com uma das maiores qualidades dele: a autoconfiança!
Se antes era um vendedor seguro e confiante, agora estava temeroso e preocupado.
Foi nesse contexto que conheci o Vanderlei e que o ajudei a identificar o seu maior concorrente.
Essa descoberta tem ajudado muito a ele e a toda a equipe comercial de sua empresa.
Conhecer a concorrência é um fator importantíssimo em qualquer negócio. Mas, descobrir o tal do maior concorrente é o fator decisivo.
O Vanderlei descobriu e está conseguindo vencer.
E você, sabe exatamente quem é o seu maior concorrente?
Particularmente, eu acredito que há uma enorme possibilidade do maior concorrente do Vanderlei ser também o seu maior concorrente!
Quer saber quem ele é?
Quer saber quem é o seu maior concorrente?
Te conto isso no próximo post, mas sugiro que até lá você pense no assunto…
Um carinhoso abraço.
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Atualizado em: 01/10/2024 23:37 |