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Ser líder não é para qualquer um. De acordo André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada existem dois tipos de líderes: inspirador e expirador. O líder inspirador é aquele que contribui e compartilha seu conhecimento aos colaboradores e busca novos rumos para a empresa, além de atrair os profissionais para si e ser agregador. Em contrapartida, o líder expirador é aquele que o funcionário não gosta de estar por perto e que apenas exige dele resultados, além de não ser um motivador e só passar feedbacks negativos, os profissionais obedecem, não o seguem.
“Quando o líder é inspirador, ele visa a segurança no ambiente de trabalho, inspirando funcionários para que os resultados financeiros, administrativos e mercadológicos aconteçam de forma equilibrada e positiva com mais solidez. Os profissionais o seguem, não só obedecem. ”, explica Miotto.
Confira três pontos chave do líder inspirador x líder expirador, segundo André Miotto:
1 - Poder. Uma posição na carreira pode ser concedida a um profissional devido ao poder adquirido durante o tempo de empresa, mas quem chega ao cargo por esse meio até pode ser um gestor, mas não será um líder.
2 - Cura. Todo membro da equipe tem algum tipo de problema, é necessário que o líder converse com todos e compartilhem com eles a própria história de vida, o que proporciona ao colaborador a sensação de conforto de suas aflições. Apenas falar sobre resultados financeiros e mercadológicos não é eficiente, é preciso saber realmente o que o aflige, sendo no âmbito profissional ou pessoal. É preciso enxergar o ser humano que está por trás do profissional. Quando isso acontece, o líder sai do poder e inspira os funcionários a continuarem na empresa.
3 - Segurança. Todos querem ter a sensação de segurança, seja com o colega de trabalho, com o seu superior e com a própria empresa onde trabalha. O líder precisa identificar quais são os pontos negativos da empresa que vão influenciar na segurança profissional e mercadológica. Conquistar um ambiente de segurança só é possível realizando perguntas uns para os outros para estabelecer uma relação de empatia e conhecimento mútuo.
4 - Satisfação. Dar feedbacks positivos possibilita ao colaborador ter a sensação de dever cumprido, o que o mantém engajado e garante resultados com maior solidez.
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Atualizado em: 04/10/2024 17:59 |