Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Pouca gente sabe, mas a Samsung, uma das principais referências em alta tecnologia hoje, já foi uma pequena loja de bairro, fabricante de macarrão e empresa de segurança. Talvez, lendo isso, você pare e pense: "Quanta incoerência! Isso não faz nenhum sentido". Mas pode ter certeza de que faz. E mais: isso explica em boa parte a longevidade da empresa, que foi fundada em 1938.
Muitas empresas desaparecem porque não conseguem acompanhar o ritmo das transformações do mundo e acabam tragadas por concorrentes mais modernos. As locadoras de vídeos, por exemplo, deixaram de existir, praticamente. Hoje resistem apenas algumas poucas, especializadas em nichos e que desenvolvem outras atividades paralelas em consonância ao aluguel de DVDs.
A Blockbuster, que um dia foi uma gigante global do segmento de locadoras, quebrou. Mas uma concorrente que foi menosprezada pela companhia durante anos sobreviveu e hoje reina soberana numa era pós aluguel de vídeos físicos, a era do streaming. Sim, estamos falando da Netflix.
Mas, afinal, como saber a hora certa de mudar? Como mudar? O que sua empresa vai ser? Alguns aspectos são cruciais nesses momentos e precisam ser levados em conta:
Feeling
Você, empreendedor, precisa trabalhar sempre sua capacidade de percepção, aprender a sentir o mercado. E esse não é um exercício subjetivo, como pode parecer. A economia dá sinais e as empresa que quiserem se manter vivas precisam entendê-los. Isso se faz estudando continuamente, conversando com outros empresários, dialogando com seus públicos. Quando sua linha de atuação começar a dar sinais de esgotamento, talvez seja hora de mudar.
Timing
Tão importante quanto entender que chegou o momento de mudar, é tomar a decisão de fazer isso. Muitas vezes a insegurança trava os processos de mudança. E aí a demora pode ser fatal. Os concorrentes já terão saído na frente e você, no máximo, poderá correr atrás. E essa não é uma posição confortável para quem já foi líder um dia.
Planejamento
Uma mudança não pode ser brusca. Tudo precisa ser gradual e muito bem planejado, para que a execução seja impecável. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e defina estratégias claras e objetivas para atingi-las.
Manter a essência
Lembre-se também de que seu negócio pode mudar completamente de segmento, deixar de vender pães e passar a fabricar pneus, mas precisa manter sua essência, seus valores. Isso será fundamental tanto para lidar com o público interno quanto os públicos externos.
Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4551 | 5.4564 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0158 | 6.0658 |
Atualizado em: 06/10/2024 19:41 |