Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Uma nova geração de empreendedores está chegando no mercado. Conhecida como geração Y (nascidos entre 1980 e 2000), seus representantes estão mudando a forma de fazer negócios com novas tecnologias e startups.
Para grande parte desses jovens empresários, não basta apenas uma empresa ser lucrativa é preciso ter um impacto social ou ambiental.
Esse é o caso, por exemplo, de Larissa Kroeff, que estudou organização de eventos sustentáveis na França e observou muitos negócios desse tipo se espalharem pela Europa. Ela voltou para o Brasil e, em 2011, fundou a Meucopo Eco em Florianópolis.
A empresa quer reduzir um grande problema: o lixo. Só no Brasil, 720 milhões de copos de plástico são descartados todos os dias.
A Meucopo Eco pretende substituir os copos descartáveis por reutilizáveis durante festas, shows e eventos esportivos. A ideia não é totalmente nova, empresas estrangeiras já fazem isso em grandes festivais de música pelo mundo. Larissa adaptou a ideia e trouxe para o Brasil.
O modelo de negócios da empresa prevê duas formas de arrecadação. A primeira é por meio de consignação: os clientes deixam R$ 5 para pegar um copo. No final da festa, o consumidor pode escolher entre devolver o copo e recuperar o dinheiro ou ficar com o copo como recordação do evento.
A segunda é por meio da compra de copos pelos próprios organizadores do evento. A empresa também aluga máquinas para a higienização dos produtos. Desde o surgimento da empresa, a Meucopo Eco já evitou que mais de 1 bilhão de copos descartáveis fossem parar no lixo.
A empresa cresceu 100% em 2015 – e pretende manter a mesma porcentagem nesse ano. Entre os clientes estão o festival Psicodália em Florianópolis e a festa Black2black no Rio de Janeiro.
FOMENTO
Para empreendedores como Larissa, existem instituições que ajudam esses negócios a crescer. É o caso da Artemisia, uma aceleradora para startups de impacto social.
“Nós acreditamos que é possível mudar o mundo e ganhar dinheiro”, afirma Daniella Dolme, da Artemesia.
A instituição apoia empresa dispostas a resolver problemas em quatro áreas prioritárias: educação, saúde, habitação e serviços financeiros.
Entre as startups apoiadas pela Artemísia estão a Geekie, empresa que criou um sistema gratuito para que alunos estudem para o Enem, e a MultiOrti, que oferece serviços odontológicos a preços acessíveis para a população de baixa renda.
Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4555 | 5.4565 |
Euro/Real Brasileiro | 5.9835 | 5.9915 |
Atualizado em: 04/10/2024 17:59 |