Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Quantas vezes ouvimos, ao longo da vida, a famosa frase: “errar é humano”? As falhas realmente fazem parte da curva de aprendizado, mas a premissa muitas vezes pode incentivar a reincidência do mesmo. No mundo corporativo, há duas vertentes: gestores e empresas intolerantes com erro inibem a criatividade, a ousadia e a ação de seus funcionários, que passam a ter medo de sofrer consequências e punições. Por outro lado, as companhias que são excessivamente tolerantes acabam fomentando uma cultura de baixa qualidade e nível de execução dos processos. A questão é: devemos ser mais ou menos tolerantes com os deslizes?
Pensando nisso, o especialista em mudança de comportamento, Scher Soares, criou uma regra para ajudar profissionais a lidar com os erros: PRI (previsibilidade, repetição e impacto). “Se você não admite falha nenhuma, as pessoas paralisam. Se você tolera todas, negligenciam”, explica. Segundo ele, fazer uma avaliação é essencial para tomar decisões mais assertivas, mais pragmáticas e que vão gerar melhores resultados.
Avalie seus erros e converta em resultados com base na regra PRI:
Previsibilidade: o erro cometido era previsível? Para ajudar a avaliar, dê uma nota: se era extremamente previsível, dê uma nota alta, se era pouco previsível, dê uma nota baixa.
Repetição: aquele erro cometido já foi cometido antes? É repetido com alguma frequência? Quanto mais recorrente, mais grave ele é.
Impacto: qual foi o impacto daquele erro? Ele custou caro? Ele gerou problemas graves de reputação, imagem, de valor percebido da companhia, de resultado financeiro ou de impacto no clima das pessoas?
“Se a falha é previsível, repetido e teve alto impacto e você deixar passar, está sendo cúmplice. E, como consequência, você está sendo responsabilizado pelo impacto que foi gerado. Por outro lado, digamos que o erro tenha tido um alto impacto, porém ele não é repetido e era de difícil previsão. Esse é o erro da experiência, cometido por alguém que estava tentando fazer uma coisa nova ou diferente. E esse, sim, precisa ser incorporado por parte da empresa como um grande processo de aprendizado para que se extraiam as lições a serem disseminadas com os colegas, a fim de evitar problemas mais sérios de reputação, imagem e de resultados”, finaliza.
Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4555 | 5.4565 |
Euro/Real Brasileiro | 5.9835 | 5.9915 |
Atualizado em: 04/10/2024 17:59 |