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As principais lojas e sites de comércio eletrônico já começam a anunciar o período de Black Friday, data de descontos importada dos Estados Unidos, e que países como Reino Unido, Austrália, México, Romênia, Costa Rica, Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil adotaram.
Só no e-commerce brasileiro, a previsão de faturamento é acima de R$ 3 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen.
Uma pesquisa realizada pela Social Miner (2019), diz que 78,9% dos consumidores devem aproveitar as ofertas do período para garantir seus produtos.
Priscila Erthal, co-fundadora da Organica, aceleradora de negócios, e eleita a melhor profissional de vendas do país em 2014, separou algumas dicas para as empresas se prepararem para o evento. Confira:
Não subestime a data
Organize-se porque a data vem com tudo. Você não precisa participar pintando todo seu site, investindo muito em mídia ou sendo agressivo. Faça algo simples e dentro das suas possibilidades que já será válido. Afinal, todo mundo está participando. Crie hoje mesmo uma landing page com um contador para você possa captar sua base e melhorar seu ranqueamento no SEO. O landing ajudará a lembrar seus visitantes de quantos dias faltam para o Black Friday e ainda faz um cadastro de pessoas interessadas em receber as promoções da data.
Pense na estratégia de divulgação
Já que seu cliente está com você o ano inteiro, pense em como usar essa base para dar um benefício exclusivo para ele. Você pode, por exemplo, abrir a promoção antes para ele em um link separado. Agora, se você é uma empresa nova que está começando na Black Friday, irá precisar atrair a atenção de novos consumidores.
O cliente precisa ter a percepção que o desconto vale a pena na sua loja. Seja transparente, real e verdadeiro com ele. Cada mercado é um cenário. Se você está entrando agora, uma dica é ver as ações do seu segmento nos anos anteriores.
Não faça Black Fraude
Tenha consciência da data. Se você colocar uma promoção que não é verdadeira estará destruindo sua marca. Principalmente no início da Black Friday, alguns varejistas acabaram agindo de má fé com os consumidores e ofereciam os produtos “pela metade do dobro”. É preciso ser transparente, o cliente não tolera ser passado para trás. Na Nova Economia, ele está cada vez mais empoderado e no centro das negociações.
Ofereça uma boa experiência
Uma boa experiência de compra ocorre quando todos os aspectos de sua loja funcionam em conjunto. Por esse motivo, é preciso fazer o exercício de entender o que o seu consumidor está esperando para o período. A Black Friday não é apenas uma oportunidade para realizar muitas vendas com desconto. Aproveite o evento para aumentar sua base de clientes e fidelizá-los. O melhor consumidor sempre será o recorrente, portanto se você ainda não o conhece, trate logo de descobrir quem ele é e o que ele espera.
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Atualizado em: 05/11/2024 16:15 |