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Dez anos após a primeira edição da Black Friday, a data, que já é famosa principalmente nos Estados Unidos e alguns países da Europa, consolida-se também como uma das principais para o varejo brasileiro. A primeira edição no Brasil aconteceu em 28 de novembro de 2010, foi 100% online (as redes varejistas e lojas que aderiram ofereceram condições diferenciadas somente no e-commerce) e reuniu mais de 50 lojas.
Agora uma datas mais aguardadas tanto para vendas online quanto em lojas físicas, a Black Friday já não fica presa a um único dia: não era difícil encontrar ofertas e descontos já no início de novembro deste ano. Para marcar os dez anos de Black Friday no Brasil, a Kantar IBOPE Media separou dez fatos sobre a data, seus impactos na publicidade e o comportamento do consumidor na data:
Nos últimos dez anos o evento gerou cerca de 3,7 milhões de posts em sites, fórunse redes sociais, sendo a edição de 2016 a mais comentada, com 600 mil menções.
Em 2018, o mês da Black Friday acumulou mais de 3,6 milhões de inserções publicitárias, ultrapassando o período das festas de fim de ano e fazendo de novembro o pico de ocupação de espaços publicitários no ano.
42% dos compradores online visitam diretamente sites específicos para fazer suas buscas, indicando que a reputação do marketplace faz toda diferença.
88% dos compradores online acessam a internet enquanto assistem televisão e 33% procuram com a tela que está na palma da mão pelos produtos vistos na grande tela, percentual que sobe para 39% na classe AB.
Entre quem fez alguma compra online nos últimos três meses, as categorias mais compradas foram: Vestuário e Joias (24%), Cosméticos (22%) e Alimentos/Bebidas em Restaurantes/Bares (17%).
6. Experiência é (quase) tudo
Uma das principais funções da internet para os compradores online é poder receber suas compras em casa sem precisar ir às lojas (55%). Preço também importa: 83% afirmam encontrar melhores preços e descontos nas lojas virtuais do que nas físicas.
58% dos usuários de internet concordam que a publicidade os ajuda a encontrar coisas interessantes online.
Para 62% dos usuários de internet é importante comprar somente de marcas conhecidas na plataforma online.
As categorias para as quais os brasileiros mais priorizam/procuram por preço baixo são: Smart Devices (62%), Remédios sem receita (56%), Moda (54%) e Móveis & Decoração (54%).
91% dos usuários de internet usam o meio para buscar informações durante o processo de decisão de compra. Por isso, é cada vez mais importante as marcas sondarem o que dizem seus consumidores.
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Atualizado em: 05/11/2024 16:14 |