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O Brasil se destaca mundialmente pelo tempo que seus cidadãos passam online nas redes sociais — em média, 9 horas e 13 minutos por dia, segundo o “Relatório Digital 2024: 5 billion social media users”, da We Are Social e Meltwater. O país fica apenas alguns minutos atrás da África do Sul, com 9h24.
Já o Data Report 2024 Brasil, também da We Are Social e Meltwater, que abrange usuários com idade entre 16 e 64 anos, indica que WhatsApp (com 93,4% de alcance), Instagram (91,2%) e Facebook (83,3%) formam o pódio das plataformas mais utilizadas. O TikTok vem um pouco atrás, com 65,1%.
Por sua vez, a mais recente edição da análise “Tendências de Social Media”, da Comscore (2023), coloca o Brasil como o terceiro maior consumidor de redes sociais digitais em todo o planeta. YouTube, com alcance de 96,4%; Facebook (85,1%); e Instagram (81,4%) são as redes que aparecem no estudo como as mais acessadas.
Esse tempo investido nas redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook, evidencia a relevância desse ambiente digital para o consumo. O “Data Report 2024 Brasil” aponta que 74% dos usuários buscam produtos e serviços nas redes, e 54% afirmam que seguir uma marca influencia diretamente suas decisões de compra.
Assim, as redes sociais não são apenas plataformas de conexão, mas são fundamentais na vida do consumidor, moldando suas decisões de compra e influenciando suas preferências. Ou seja, para as empresas, estar visível nesse ambiente digital não é mais uma opção, mas uma necessidade. No entanto, em meio a um mar de perfis e conteúdos, a verdadeira questão é: como se destacar?
Para as consultoras Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da Nowa Creative Marketing, ser visto não é suficiente para uma empresa; é preciso ser lembrado e, finalmente, escolhido. Elas destacam que “as redes sociais podem ter grande influência na decisão de compra do consumidor”, mas, para isso, é necessária uma estratégia bem elaborada.
Para se destacar, a dupla identifica três pilares fundamentais: gestão eficiente das mídias digitais, branding forte e produção de conteúdo audiovisual. A gestão inclui a otimização de perfis, criação de conteúdo e análise de desempenho. O brand awareness (aumentar a visibilidade da marca) ajuda a estabelecer uma identidade sólida, enquanto o audiovisual, que gera alto engajamento, é essencial para captar a atenção do público.
“Esses pilares não apenas aumentam a visibilidade, mas também constroem a reputação e a autoridade da marca, impactando consideravelmente a decisão de compra do consumidor”, afirmam as especialistas. No competitivo universo digital de hoje, uma presença online estratégica é a chave para que as marcas se destaquem e prosperem, criando uma presença que não apenas informa, mas também engaja e inspira.
O engajamento, por sua vez, se estabelece como uma relação de confiança e empatia. Ele se manifesta quando os usuários interagem com a marca por meio de curtidas, comentários e respostas, representando um envolvimento significativo entre a marca e o consumidor.
Os vídeos, em particular, merecem destaque nesse cenário. O audiovisual tem se tornado o formato preferido por várias razões, incluindo sua capacidade de captar atenção rapidamente e transmitir informações de maneira mais envolvente. Plataformas como YouTube, TikTok e Instagram impulsionaram ainda mais essa tendência, oferecendo conteúdos visuais que atraem o público.
“Estudos indicam que vídeos não apenas geram mais engajamento, mas também melhoram a retenção de informações, tornando-se uma ferramenta poderosa para marketing e comunicação”, destacam as consultoras.
Segundo dados da Cisco, em 2022, 82% do tráfego global da internet foi gerado por vídeos. “Recomendamos que nossos clientes invistam nesse formato de comunicação, pois ele é uma maneira altamente eficaz de alcançar e interagir com seus públicos”, diz Aline. Um exemplo disso é o formato de vídeo em tela cheia vertical (9:16), que se mostra especialmente atrativo para os usuários que acessam conteúdo via smartphones. E o resultado vale a pena: 80% das empresas conseguem ser lembradas já no primeiro ano de atuação nas redes sociais (Social Media Examiner).
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