Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Um dos golpes mais praticados em 2024 segue inspirando alertas em 2025. O banco Itaú emitiu orientações nesta quarta-feira (8) para que clientes se protejam das falsas centrais telefônicas, que costumam entrar em contato por ligação com as pessoas e convencê-las a informações dados financeiros.
Em geral, os bandidos se identificam como funcionários de um banco, alegando que a conta da pessoa está sob forte ameaça de invasão. Para evitar que isso ocorra, segundo o suposto atendente, ela deve informar o número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha.
— A falsa central telefônica ganhou mais força depois da pandemia, devido à maior digitalização da população. Hoje, é possível fazer praticamente tudo remotamente. Os golpistas se aproveitaram dessa evolução digital para implementar esse tipo de golpe, em que a vítima não vê a pessoa com quem está interagindo — diz Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Como se proteger
Desconfie de ligações - Os golpistas usam tecnologias para fazer uma chamada parecer vir de um número diferente, muitas vezes de um que a vítima reconhece e confia. No entanto, é bom analisar o tom da mensagem. Se forem solicitadas informações pessoais, desligue a ligação.
Nunca forneça informações pelo telefone - Nenhuma empresa ou instituição financeira entra em contato ativamente solicitando dados pessoais ou bancários para realizar um cancelamento ou estorno. Caso isso aconteça, desligue a ligação imediatamente.
Verifique a identidade do atendente - Se receber uma ligação suspeita, solicite o nome do atendente e desligue. Depois, acione a empresa diretamente pelos canais ou números de telefone publicados nos sites oficiais e pergunte se a ligação era legítima.
Não realize transações solicitadas por telefone - Além de não fornecer dados, não realize nenhum pagamento ou transação solicitado por telefone, mesmo que a abordagem pareça confiável.
Manter as notificações do banco sempre ligadas para receber alertas é uma boa medida para identificar transações fraudulentas. Caso isso ocorra, é recomendado entrar em contato com o banco imediatamente e fazer um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
Vale destacar que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões para o Itaú, através da Central de Atendimento.
Como costumam ser muitas providências a tomar e o cenário é de nervoso, é permitido pedir que qualquer pessoa ligue para a Central de Atendimento do banco com o CPF da vítima em mãos e siga o passo a passo. O processo é simples e rápido.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.036 | 6.039 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2112 | 6.2267 |
Atualizado em: 09/01/2025 19:34 |